More Channels
Showcase
- RSS Channel Showcase 7736716
- RSS Channel Showcase 4612391
- RSS Channel Showcase 9692972
- RSS Channel Showcase 4006991
Articles on this Page
- 12/01/14--11:14: _As esquerdas na enc...
- 03/26/15--02:40: _Quem irá nos livrar...
- 04/15/15--07:11: _De onde vem o conse...
- 05/07/15--08:17: _A volta dos mortos ...
- 09/05/16--12:22: _Homenagem a Olga Be...
- 06/28/17--09:23: _“O fascismo como el...
- 02/19/18--08:05: _A intervenção no Ri...
- 04/20/18--07:37: _Entre o fascismo e ...
- 06/04/18--13:00: _A psicologia de mas...
- 10/02/18--08:42: _Safatle: Para enten...
- 10/08/18--14:17: _2º turno: Boitempo ...
- 10/09/18--09:42: _Escalada fascista n...
- 10/10/18--09:35: _Sobre o otimismo da...
- 10/18/18--17:08: _Anita Prestes: Exis...
- 10/21/18--09:51: _O ovo da serpente e...
- 10/25/18--11:33: _Adorno: A psicanáli...
- 10/29/18--10:35: _Bolsonaro e o momen...
- 10/30/18--11:33: _9 notas sobre a con...
- 10/31/18--09:09: _Aspectos ideológico...
- 11/05/18--09:26: _O sujeito oculto: a...
Channel Description:
| 0 |
|
0 |
|
Carlos Eduardo Martins / "Cabe a Dilma reconhecer a situação populista que persiste no Brasil e indicar um inimigo, considerando a relação de forças que se apresenta, atendendo aos anseios de polarização social da população." Continuar lendo
14.11.01_Carlos Eduardo Martins_Esquerdasboitempoeditorial14.11.01_Carlos Eduardo Martins_EsquerdasEleições630p


Izaías Almada / "O sambódromo em que foi transformada a Avenida Paulista no último dia 15 de março, na patética, mas não menos significativa marcha contra o governo, nos remete a algumas reflexões, algumas delas novas em matéria de política brasileira, pois a realidade muda a cada segundo, muito embora com algumas imagens que nos parecem velhas conhecidas." Continuar lendo
Protesto 02boitempoeditorialProtesto 02

Mauro Iasi / "Enganam-se os que querem restringir o pensamento conservador a uma categoria de eleitores, ou apenas aos segmentos médios. O grande risco é que a base de massas para alternativas conservadoras (não creio que no momento possam ser identificadas como fascistas) não pode ser somente as chamadas “classes médias”, ainda que sejam estas a caixa de ressonância por natureza da proposta conservadora. O alvo, contudo, é outro: são os trabalhadores. Por isso o abandono das demandas próprias de nossa classe pelo governo de pacto social é o caminho mais rápido para dotar a alternativa de direita da base social que ela precisa." Continuar lendo
15 04 15 _ Mauro Iasi _ De onde vem o conservadorismoboitempoeditorial15 04 15 _ Mauro Iasi _ De onde vem o conservadorismo


Izaías Almada / "Escrevo ao som de panelas e gritos de crianças (coitadinhas) de “Fora PT”. O som, desagradável, incomoda mais pela ignorância, pela intolerância e pela tristeza de ver a que ponto pode chegar a manipulação de consciências." Continuar lendo
PssDB - 03boitempoeditorialPssDB - 03

Por Anita Leocadia Prestes / "Meu pai e eu sempre entendemos que Olga foi uma vítima do fascismo entre milhares de outras e que seu martírio deve servir de exemplo para que não permitamos que tais horrores se repitam."
olga benarioboitempoeditorialolga benarioolgaultimafotocconcentracao1



Daniela Mussi comenta o artigo “Gramsci, o fascismo, a hegemonia”, de Guido Liguori, publicado na revista Margem Esquerda #28.
guido liguori heleni andradeboitempoeditorialNo automatic alt text available.



Por Carlos Eduardo Martins / "Os objetivos reais desta operação selam um novo pacto de aliança entre o monopólio midiático e o governo Temer. Trata-se, de um lado, de reorientar a agenda de combate à criminalidade, da busca de criminosos de grande porte, do andar de cima da sociedade, para os oriundos dos extratos populares, de pequeno e médio porte; e de oferecer uma alternativa eleitoral competitiva para aqueles que disputam o controle sobre o golpe de Estado na sociedade brasileira."
cadu intervençãoboitempoeditorial

Por Luis Felipe Miguel / "Quem nos protegerá do avanço do fascismo? Certamente não a lei, que vigora de forma tão insuficiente e que se encontra nas mãos de pessoas dispostas a compactuar com esse avanço na medida em que colabore para a promoção de seus próprios interesses."
entre o fascismo e nósboitempoeditorial

| 0 |
|
0 |
|
Mauro Iasi revisita as explosivas análises de Wilhelm Reich sobre a psicologia de massas do fascismo para compreender os impasses políticos do presente.
reich iasiboitempoeditorial
Por Vladimir Safatle / "O livro 'O ódio como política' deixa evidente como a presença ostensiva das direitas na atual agenda política e social brasileira não significa exatamente uma conquista de maiorias populares."
safatle novas direitas boitempoboitempoeditorial


Livro organizado por Esther Solano faz raio-x do avanço das direitas no Brasil e ajuda a traçar estratégias para combater Bolsonaro antes que seja tarde demais. As próximas semanas serão decisivas para o futuro da democracia no país.
IMG_8638_1boitempoeditorial






Por Carlos Eduardo Martins / "Os desafios da esquerda e do campo popular e democráticos são imensos. Derrotar Bolsonaro/Mourão é chave para o futuro da democracia nos próximos anos."
haddad pronunciamentoboitempoeditorial


Por José Augusto Fontoura Costa / "A dimensão identitária da política, capaz de incluir os cidadãos pela afinidade com pontos passíveis de debate em torno do bem comum e sua compatibilidade com interesses organizados, parece perdida até o momento. Não se dialoga mais, apenas se exclui ad absurdum. O embate entre Haddad e Bolsonaro se dará, por opção do segundo, exatamente nesses termos."
otimismo hienasboitempoeditorial

Por Anita Leocadia Prestes / "Diante do fenômeno “Bolsonaro” que se explicitou com as eleições deste ano, parte das “esquerdas” se depara com a seguinte questão: podemos afirmar que existe uma ameaça fascista em nosso país? Seria correto identificar esse fenômeno com o fascismo?"
anita prestesboitempoeditorial

Por Luiz Filgueiras / "Mussolini e Hitler, histriônicos como Bolsonaro, no início também eram considerados irrelevantes, “folclóricos” e engraçados, quase que palhaços (com o perdão destes). Depois, os que não eram nazistas e fascistas passaram também a achar que eles eram a redenção da nação e que, no limite, poderiam ser controlados e moderados em seus radicalismos. Na sequência, a história se mostrou trágica."
bolsofilgueirasboitempoeditorial

No contexto do dossiê especial dedicado às eleições de 2018, o Blog da Boitempo recupera um artigo fundamental do filósofo alemão Theodor Adorno. O texto não é curto e nosso tempo é escasso, mas a editoria deste Blog recomenda vivamente sua leitura.
adorno boitempoboitempoeditorial





Por Christian Laval / "Alguns falam de momento fascista ou neofascista do neoliberalismo. Eu chamaria essa fase de momento hiperautoritário do neoliberalismo. É difícil entender, mas trata-se de um tipo de dialética perversa: o neoliberalismo conseguiu capturar e explorar todas as formas de reação e de ressentimento que esse mesmo neoliberalismo suscitou."
christian laval_neofascismoboitempoeditorial
É preciso uma profunda avaliação do que está se passando no Brasil. Carlos Eduardo Martins propõe nove reflexões iniciais para ajudar nesta direção.
nove notas caduboitempoeditorial

Por Felipe Catalani / "A própria ameaça se tornou um dos cernes da ideologia: com o poder de ameaçar sente-se que algum poder é possível ter, nem que seja o de botar medo, mesmo que para além disso não se tenha poder algum. A única felicidade possível do bolsonarista, que não é felicidade alguma, é o prazer proporcionado pela ameaça ou pela punição, em que se misturam ressentimento e requintes de sadismo."
bolsonarismo ideologia boitempoboitempoeditorial

Por Mauro Iasi / "Uma pergunta assombra os cérebros inquietos que procuram compreender o cenário que se abre com a eleição de Bolsonaro: como isso foi possível?"
mauro iasi bolsonaroboitempoeditorial
